A mãe idealizada

Imagem extraída da internet

O título que uso nesta crônica , pode também servir para o caso do pai.

Nós todos que somos filhos, idealizamos a nossa mãe como a mulher maravilha, e ao fazê-lo, entendemos que esta mesma mãe, não erra ou não poderia errar. No entanto, esta mãe perfeita idealizada não existe, ela foi criada pelo filho fantasioso, que não a compreende verdadeiramente. As mães, todas elas, as nossas mães, a minha principalmente são verdadeiras guerreiras. E é assim, que deveríamos vê-las. Porém, guerreiras também erram, cometem enganos e até absurdos. Estas mães não são perfeitas, por que são seres humanos, passíveis de erros, como qualquer mortal. Então, o ideal é ver nesta mãe a mulher maravilha, mas entender que a mulher maravilha é um ser que está em evolução como qualquer um de nós. Aquela mulher maravilha do filme, da lenda, não existe. Apenas existe nas telas. E não na vida real. As mães do mundo real são gordas, sentem dor, erram, choram, ficam sem respostas e ainda fazem outras barbaridades que não preciso citar aqui nesta crônica. São as nossas mães, e temos de respeitá-las por isto. Se você leitor ou ouvinte no caso de escutar o programa, for conhecer a fundo a história da sua mãe, perceberá que ela por tudo o que passou, fez muito mais do que o esperado, pelas condições que tinha. Talvez até mais do que você em condições normais. Não tenha vergonha desta mãe sofrida, não tenha medo desta mãe de cara fechada, não tenha sentimentos de menosprezo. Sente-se à frente dela e ouça a sua história. Pergunte onde estudou, se estudou, o que tinha pra comer, se era satisfatório. Se no tempo dela podia sair, se divertir, dançar, usar as roupas que gostava ou se tinha dinheiro pra comprá-las, ou ainda se tinha uma vida digna, de respeito. Poderá se surpreender com as respostas que ouvirá. Estas respostas mostrarão o porque de cada ruga no rosto, da cara fechada, ou até do palavreado que usa.

Uma pessoa conhecida, contava que o seu falecido pai o amarrava num palanque pra lhe surrar. Imagine que o filho não esperava pacientemente pra ser amarrado. Ele era pego à forças por outros, como se bicho fosse, e ainda imagine o horror que era, viver esta situação. São tempos antigos, onde as leis eram outras, e isto permitido, na verdade as autoridades nem ficavam sabendo destes acontecimentos, ou era considerado normal, desde que fosse o pai ou alguém mais velho. E daí surgem mágoas, problemas de toda ordem. Sendo assim, dê novo significado à estes acontecimentos. Conheça a história destas criaturas e entenderá muito do histórico de família, da sua vida. E isto fez de você quem você é.

Agora adulto, assuma as rédeas da sua vida. Compreenda a origem de tudo e transforme com o tempo a sua existência. Não culpe mais ninguém. Como canta Renato Russo: “Você culpa seus pais por tudo.” “Você não entende seus pais, são crianças como você, o que vai ser quando você crescer.”

Entenda seus pais antes de exigir mundos e fundos deles. Tente pelo menos.

Talvez quando mais jovem, não tivesse a compreensão que tem hoje, então, agora de posse desta informação, aja com tal maestria e os perdoe, triunfe na vida, como uma forma de devolver aos seus pais, tudo o que fizeram por você.

“Ame as pessoas como se não houvesse amanhã. Antes de amar o mundo comece pelos seus pais, pelo menos estão mais perto de ti e não precisará ir tão longe. Depois disto, pode ir pro mundo e terá a benção deles, seus pais. Independente do seu credo, esta benção é muito importante para o seu sucesso. Eles nos geraram e têm este poder. Aceite isto e viva em paz.

Continue respirando…