maio 15 2013
O prazer de cozinhar
Hoje em dia, está mais fácil o acesso a tudo, desde tecnologia, informação, vestuário, e inclusive alimentação. Podemos ir a um restaurante e nos servirmos à vontade, ou ir ao shopping e na praça de alimentação, cada integrante da família, se servir no restaurante que quiser. Tem pra todos os gostos e bolsos. Nos últimos dias , eu senti a vontade de cozinhar, preparar minha própria comida. Não pense você, que eu faço pratos muito sofisticados, como os apresentadores famosos de televisão, por exemplo. Gosto mesmo é da comida simples do interior, arroz, feijão, salada, suco. Isto me dá água na boca, só de pensar. Sempre gostei da simplicidade, mas é a lembrança dos bons momentos, ao redor da mesa, que me faz cozinhar. Das boas companhias. Preparar um jantar por mais simples que seja, mas enquanto isto apreciar um bom vinho, um bate papo bacana. Experimente isto! Sentir o gostinho do tempero, o aroma que se espalha pela casa, e é claro, o elogio de quem degusta, e ainda o comentário do vizinho, que passa no corredor do prédio e fala algo a favor. Outro ponto bom, é saber a procedência e a qualidade do alimento que consumimos. E, pra quem tem tempo, comer em casa é mais barato. Já fiz esta experiência, e não estou me referindo à comida para um paladar mais exigente, mas a refeição simples, saudável do dia a dia. Outro fator importante da alimentação caseira, é o fato de você comer menos. Nos restaurantes, temos a tendência de comer “pra tirar o valor pago” e aí comemos em exagero. Uma atitude boa, que já experimentei, é ir ao supermercado diariamente e comprar o que está com vontade de comer naquele dia. Variando e gastando menos. É, claro que isto é válido pra quem tem tempo. Eu mesmo gosto de cozinhar quando tenho tempo. Com pressa nada é bom, não dá!
Estamos no outono e ainda temos o inverno pela frente, experimente sopas, na serra, uma paçoca de pinhão, um chocolate quente, enfim, temos uma infinidade de sugestões pra curtir as estações frias, mas o prazer de cozinhar independe da estação. E depois, tem natação, caminhada e exercícios pra ficar com o corpinho em ordem.
Continue respirando…
Camila Moraes
15 de maio de 2013 @ 20:59
Olá !!
Pois é Paulo, essa parte de cozinhar vou ser sincera não gosto muito, mas quando estou inspirada faço umas comidinhas boas, mas é bem de vez em quando, kkkk…
Prefiro a parte do comer, hahahaha…
E quem é q não gosta de uma comidinha feita na hora, bem caseira, tipo a da vó, hum…
Mas mesmo assim tua crônica de hoje, serve de inspiração, para quando eu for para as panelas, hahaha…
Rejani Rhoden
15 de maio de 2013 @ 21:30
Olá Paulo!!! hoje valeu ler sua cronica pois eu preciso me dedicar mais a cosinha ,não gosto de cozinhar mas lendo e relendo o que você escreveu vou tentar mudar e descobrir que a cozinha pode ser um lugar legal que pode proporcionar muito prazer e alegria.
Valeu. abraço
Alídia T. Fischer
16 de maio de 2013 @ 15:59
Adoro cozinhar tb, Paulo, mas juro que hoje não aguentei, fui comer fora!
Aliás, nem tinha chegado em casa direito, pois ontem fui para Cambará e como tinha um compromisso (exame pra renovar a Cart. de Motorista) hoje às 9h aqui, saí de lá às 6horas da matina, ainda escuro!!!! Até São Francisco era Noite, com cerração e chuvisqueiro. Resumindo, cheguei às 8:50 no CFC, fiz o exame, vim em casa larguei a mochila e os livros,peguei um chimarrão e fui ali na Ass.Local ajudar porque hoje vai ter um chá à tarde.
Cansei!!!!!!!!!!!! Agora entreguei os pontos, estou relaxando. Mas, é uma grata surpresa saber que tu gosta de cozinhar! Legal !!! Abraaaaaaaaaço!