Leitura que alivia

ec675ae52421f4c2095c148d8e17f482Sempre gostei de ler, livros, revistas, crônicas, romances espíritas e tantas outras obras da literatura brasileira.
Na leitura de uma crônica do jornal, do qual sou assinante, a cronista que é psicóloga, falava que a leitura é antidepressiva, claro, a boa leitura, nada de notícias ruins, como desgraças ou coisas do gênero.
De acordo com a psicóloga e cronista uma boa leitura, estimula o leitor, e isto foi comprovado pela medicina através de pesquisas.
Eu já sabia dos benefícios da leitura, não só pela cultura, mas também pelo bem- estar que me proporcionava, agora então, tenho autenticado minha sensação.
Desde criança lia livros, que conduziam por lugares maravilhosos, fantasia que me fazia viajar pelos mundos encantados que o autor descrevia. O cheiro dos livros me faz bem, ir a uma biblioteca pesquisar foi um  prazer que a internet tentou tirar, mas é muito bom ter vários livros ao redor pra chamar de seu. A internet  com os sites de pesquisa, facilitou muito a vida do estudante, e isto não se pode negar. Mas, ainda ter o livro em mãos, senti-lo, têm sim o seu valor. Frequentar as feiras do livro, principalmente a de Porto Alegre, me agradam muito.
Quando li Dom Casmurro, Iracema, Sherlock Holmes, recriei mentalmente cada cena em detalhes. Como é bom ler obras de gente inteligente, pessoas que sabem adequar as palavras no seu devido lugar com sabedoria e precisão.
A leitura melhora não só o estado de saúde, como também o vocabulário. A nossa língua portuguesa é rica em palavras, portanto, vamos conhecê-las através dos livros.  Ouvir pessoas que têm um amplo vocabulário é muito gostoso, ao passo que  ouvir expressões repetidas e vícios de linguagem, é tão chato e mostra a falta de leitura de bons livros com os de Machado de Assis.
Eu sou leitor e convido você pra se tornar, caso não seja, não perderá tempo, mas por favor, livros que enriqueçam o seu palavreado e torne sua saúde mental melhor.
Continue respirando…