jun 20 2018
Caiu levanta e volta pro jogo
Em tempos de copa do mundo, jogos acontecendo e os assuntos sobre eles, estão nas rodas de amigos e nos debates em programas, que tratam de futebol. Fala-se em jogadores que são cai-cai, e numa destas eu ouvi a seguinte frase: caiu, levanta e volta pro jogo. Vou usar nesta crônica esta frase, como deixa, pra escrever estas linhas de hoje. Na vida real, podemos trazer esta frase para o cotidiano. Caiu, Levanta e volta pro jogo. Quando caímos, seja lá, o que for, que isto signifique na sua vida. Foi demitido, tomou um fora, pagou um mico, errou feio? Levanta e volta pro jogo, bem assim. Errar faz parte da vida, só não erra, quem não faz nada. Aqueles que o criticam, estão te elogiando, da maneira deles. Só sabem fazer isto. É claro que ficamos sem jeito, ainda tentamos nos defender, mas é assim mesmo, natural a defesa após a situação que nos rebaixa, que nos deixa mal. Temos a capacidade de nos reerguer sempre, em qualquer situação. Pra isto acontecer, temos de ter uma mente preparada, ou se ajeitar a cada tombo. Lendo um texto sobre mindfulness, ou seja, mente atenta, percebi algumas situações, que nos ajudam nestas horas. E uma delas é a respiração.
Ao respirar com a mente atenta, sentindo onde está a respiração. Na barriga, no coração, e ficamos presentes, aqui e agora. Trazemos a nossa mente, que é curiosa, para o lugar onde deve estar. Nos distraímos com facilidade e divagamos pelo mundo afora…Quando praticamos esta mente atenta, ela também fica aberta, tolerante. Quando pratico esta atitude, percebo que melhoro o meu ânimo, compreendo melhor, o que me acontece. Às vezes, os acontecimentos diários aborrecem qualquer ser humano de bem, podemos ficar chateados, por qualquer piada sem graça, a que somos expostos. A respiração vai colocar a mente no seu equilíbrio normal, equilibrando as emoções. Percebo que quando respiro fundo e solto, surgem novas ideias, os medos desaparecem, as provas da faculdade ficam mais leves. As metas do trabalho não assustam tanto. Tudo melhora por causa da respiração controlada. Nas minhas experiências, tenho inúmeros casos de melhorias, a partir da respiração. No sono, ao acordar me sinto melhor, descansado. Na correria do dia-a- dia, o estresse é aliviado com a respiração. Então, está naqueles dias horríveis, que a vida não está legal com você? Respire fundo. Observe como está a sua vida a sua volta. O que está roubando a sua energia? Pode ser que seja apenas uma preocupação desnecessária. Uma tempestade em copo d’agua. E , então, a respiração, te faz voltar para o ponto de equilíbrio. Caiu, levanta e volta pro jogo. Assim, na vida e em qualquer situação.
Se você se sente o bichinho da goiaba ao ser criticado, observe se, você não tem o orgulho ferido. Críticas e opiniões estão sujeitos, todos aqueles que se acordam pela manhã e saem pra rua, então, bola pra frente, que amanhã tem de novo!
Continue respirando…
jun 27 2018
Não descobriu conquistou
A partir disto comecei a pensar mais no assunto e resolvi escrever a respeito. E se Pedro não tivesse descoberto, conquistado ou encontrado o nosso país, o que teria acontecido?
Mas, e se não o tivesse conquistado ou encontrado? Pois bem, outro o faria , mais cedo ou mais tarde. Mas, por que ele e não outros? Por que era pra ser assim. Neste sentido, acredito que tinha algo traçado, por um plano superior. Algo poderia ter sido diferente, também, mas o destino principal aconteceu, com alguma mudança, aconteceu, ou está acontecendo.
E tínhamos que tomar este caminho, que ainda nos levará a outros. Temos um trajeto planejado, mas chegaremos a algo grandioso, a partir da conquista de Pedrinho. O que será de nós? Só Deus sabe. Mas, poderá ser bom, pelo menos acredito e torço. Mesmo depois de algum percalço.
Mudando de saco pra mala, ainda na aula de português, a professora faz outras referências, da nossa língua. Quando nossas mães, usavam palavras erradas, como: vassoura ou bassora, nós a corrigíamos, a professora esclarece que não há um erro, por que ela está comunicando e nós as entendemos. E está no seu ambiente particular. Se estivesse numa empresa, a linguagem deveria ser a adequada, pra ser entendida e aceita.
Esclarece ainda que no caso do acordo ortográfico, não se deve dizer reforma, e sim, uniformizar a língua, por que, no caso de reforma, usa-se quando tem algo estragado precisando de ajustes, o que não era o caso. Aderimos a reforma, apenas pra que todos os países lusófonos, ou seja, países que falam a língua portuguesa e que tem o mesmo som, pudessem se comunicar e serem entendidos também por outros países de forma uniforme. Reforma dá o sentido de consertar uma roupa velha, rasgada. E que não há linguagem errada e certa, mas adequada e inadequada. Não vá ao cinema de biquíni, e nem à praia de bota e bombacha.
Nesta crônica observamos a nossa linguagem, e entendemos que devemos estudar e assim, melhoramos.
Estudar nunca é demais e quem ganha? São aqueles que se debruçam em cima dos livros e se dedicam a um conhecimento.
Continue respirando…
By Paulo Sérgio Santos • Conquistador • 0