abr 15 2020
Estoicismo
Estudando a filosofia e a partir disto, lendo livros, vendo filmes sobre o assunto, cheguei a um ponto dentro deste conhecimento que é o estoicismo. A teoria tem uma base muito forte na moral, que mostra ao ser humano da atualidade, e desde os primórdios, como ele deve comportar-se diante dos outros iguais.
Tópicos como imperturbabilidade, pensar no todo, noção de unidade, responsabilidade, ensinar a partir do exemplo, aceitação do destino, e ser mais duro consigo e leve com os seus semelhantes, são lições aprendidas nas meditações de Marco Aurélio.
Eu gosto desta filosofia, ensinada por estes grandes mestres, sem fundamentalismo.
Com esta base moral, nem precisaríamos ter religião, mas é claro, que eu respeito e devemos todos entrar nesta mesma atitude. Aceitando o credo e o momento evolutivo de cada um. E a filosofia não se propõe, a substituir nenhuma entidade, pelo contrário, acrescenta-se ao que já existe.
Se nós praticarmos os princípios do estoicismo, podemos melhorar a nossa vida consideravelmente. Não apenas estudar, ou discursar nos ouvidos dos outros, e sim, ser o exemplo vivo. Por em prática, na vida pessoal.
Quando cito a aceitação do destino, quero dizer, que isto não é comodismo, e sim, aceitar os problemas, sabendo da existência fenomenica deles e buscar uma solução.
Em momentos difíceis como os da atualidade, pensar nos outros é apropriado e já era assim nos tempos de Marco Aurélio.
Nos perdemos na passagem dos tempos, mas a filosofia, relembra aos ouvidos atentos à esta grande verdade.
A questão mais difícil aqui, me parece a imperturbabilidade. Não ficar perturbado diante dos acontecimentos é algo divino ou a nível Dele.
Um simples texto como este , não permite, expor a grandiosidade da filosofia, do Estoicismo, ou a importância das meditações de Marco Aurélio.
Sugiro aos leitores buscar estas obras e estudar a filosofia.
O que é mais significativo ainda é pôr em prática estes ensinamentos.
Continue respirando…
Paulo Sérgio Santos é radialista, graduado em marketing, numerólogo, terapeuta holístico e ainda estudante de filosofia. Espiritualista e sempre aberto a um novo desafio.
Faça contato pelo e-mail: continuerespirando4@gmail.com
Deixe a sua opinião, sobre esta crônica, no balãozinho acima da figura , e também deixe um curtir nesta página, no texto que você leu e gostou. Podes ainda compartilhar nas suas redes sociais.
abr 25 2020
Um jantarzinho ou um cafezão
Imagem extraída da internet
JJá era fim de tarde, e eu estava ansioso, sem saber que rumo tomar. Num momento de silêncio eu fechei os olhos, juntei as mãos, clamei por uma ajuda invisível, pela minha hierarquia, amparadores e orei ao Espírito Santo. Pedia solução para as minhas inquietações. A saída fosse qualquer, mas que resolvesse.
Alguns minutos depois, me ocorreu que eu tinha falado com a minha irmã, pra fazermos uma comidinha, um encontro pra conversarmos e comer.
Então, a minha prece foi atendida, lembrando-me da conversa com a mana, logo, marcamos pra nos reunirmos na mesma noite.
Só poderia mesmo ser uma ideia do Espírito Santo, porque foi maravilhoso, ir até ela e jantarmos. Conversamos, foi muito agradável. Foram mais de três horas e mudou completamente aquela energia em que eu estava.
Percebi que estava numa vibração negativa, operando numa faixa muito abaixo, daquilo que seria a ideal.
Aceitei em algum momento, alguma sugestão, e passei a vibrar naquela faixa emocional.
Mais uma vez, eu constatei que preciso estar perto da família. Nas minhas férias, fiquei 28 dias com a minha mãe e o meu irmão. Agora fui ao encontro da minha irmã e sobrinha. Sempre bom!
Preciso estar com as baterias carregadas para os embates da vida. Atento as sugestões negativas que circulam ao redor. Invasores estão à espreita. Outro ponto importante é a oração, ela nos habilita a ter socorro quando necessário. Nos tira do fundo do poço e nos recoloca no eixo normal da vida. Quem vai vencer a parada? Pode ser eu mesmo, e porque não? Passei a ter uma nova visão, da mesma busca, do meu intento. Um novo horizonte se abriu. O que vai acontecer? Eu mesmo crio, tenho condições de virar este jogo. É numa partida difícil, que o craque aparece. Eu sou este craque. Eu vou acreditar na vitória, até que ela chegue, quando ela bater à minha porta, estarei pronto pra usufruir, o posto que é meu por direito divino. Não fico à espera, de mãos abertas, esperando cair do céu. Vou à luta pra fazer acontecer.
Falando da numerologia, vou usar todo o meu conhecimento pra virar o jogo a meu favor.
Tenho todos os números pra reverter qualquer jogo. Conheço o caminho, vou trilhá-lo.
Continue respirando…
Paulo Sérgio Santos é radialista, graduado em marketing, numerólogo, terapeuta holístico e ainda estudante de filosofia. Espiritualista e sempre aberto a um novo desafio.
Faça contato pelo e-mail: continuerespirando4@gmail.com
Deixe a sua opinião, sobre esta crônica, no balãozinho acima da figura , e também deixe um curtir nesta página, no texto que você leu e gostou. Podes ainda compartilhar nas suas redes sociais.
By Paulo Sérgio Santos • Jantarzinho • 1