jun 12 2013
Leitura que alivia
Sempre gostei de ler, livros, revistas, crônicas, romances espíritas e tantas outras obras da literatura brasileira.
Na leitura de uma crônica do jornal, do qual sou assinante, a cronista que é psicóloga, falava que a leitura é antidepressiva, claro, a boa leitura, nada de notícias ruins, como desgraças ou coisas do gênero.
De acordo com a psicóloga e cronista uma boa leitura, estimula o leitor, e isto foi comprovado pela medicina através de pesquisas.
Eu já sabia dos benefícios da leitura, não só pela cultura, mas também pelo bem- estar que me proporcionava, agora então, tenho autenticado minha sensação.
Desde criança lia livros, que conduziam por lugares maravilhosos, fantasia que me fazia viajar pelos mundos encantados que o autor descrevia. O cheiro dos livros me faz bem, ir a uma biblioteca pesquisar foi um prazer que a internet tentou tirar, mas é muito bom ter vários livros ao redor pra chamar de seu. A internet com os sites de pesquisa, facilitou muito a vida do estudante, e isto não se pode negar. Mas, ainda ter o livro em mãos, senti-lo, têm sim o seu valor. Frequentar as feiras do livro, principalmente a de Porto Alegre, me agradam muito.
Quando li Dom Casmurro, Iracema, Sherlock Holmes, recriei mentalmente cada cena em detalhes. Como é bom ler obras de gente inteligente, pessoas que sabem adequar as palavras no seu devido lugar com sabedoria e precisão.
A leitura melhora não só o estado de saúde, como também o vocabulário. A nossa língua portuguesa é rica em palavras, portanto, vamos conhecê-las através dos livros. Ouvir pessoas que têm um amplo vocabulário é muito gostoso, ao passo que ouvir expressões repetidas e vícios de linguagem, é tão chato e mostra a falta de leitura de bons livros com os de Machado de Assis.
Eu sou leitor e convido você pra se tornar, caso não seja, não perderá tempo, mas por favor, livros que enriqueçam o seu palavreado e torne sua saúde mental melhor.
Continue respirando…
Sabrina
12 de junho de 2013 @ 22:08
Boa noite! Realmente, ler é uma das melhores coisas contra os males do mundo de hoje. Sou apaixonada pelos livros desde criança. Quando ainda não sabia ler, minha mãe lia pra mim, mas foi só o tempo de aprender a ler que logo fiz um cadastro na biblioteca pública. Eu devorava livros. Hoje em dia não consigo mais ler tanto devido a faculdade e o trabalho. Mas quando tenho um tempinho é neles que me jogo. Fico muito brava quando vejo alguém dizer que não lê porque os livros são caros. E as bibliotecas públicas? Além do mais, hoje em dia há várias promoções das quais compramos livros com preços bem acessíveis. Não há desculpa! Só não lê quem não quer.
Alídia T. Fischer
13 de junho de 2013 @ 13:54
Li, agora, várias crônicas tuas as quais ainda não tinha “visitado”. Mas o que quero comentar é que, não sem tempo, entendi perfeitamente o título do teu blog!!! E isto se deve ao fato de ter tido uma aula com o Sr. Reinaldo Funk Lenz, professor de Física Quântica, domingo último. Sen-sa-ci-o-nal!!! A escolha do teu título, bem como a aula! Liguei logo uma coisa à outra e fiquei ali na sala ouvindo ele e lembrando do teu blog. Já era pra ter vindo aqui te dizer isso, mas faço mil coisas ao mesmo tempo e só agora me dei este prazer. Mas sempre é tempo, não? Abraço e, agora, respirando muito melhor!!! hehehe… obrigaaaaaada!