Vovó já ensinava

Imagem extraída da internet

Tive uma influência muito grande da minha avó materna, que tinha a sua cultura
descendente de bugres. Seres que viviam no mato, dizia ela que, os seus antepassados,
foram pegos no mato à cachorro, ou seja, caçados como se fossem animais. O que eu quero
manifestar nesta crônica, é o fato de eu ter aprendido com esta avó, alguns rituais que ela tão habilmente usava, pra resolver algumas situações que a preocupavam. Lembro que no período de chuvas excessivas, como as que ocorriam em setembro, que ela dizia ser a enchente de São Miguel. Vó Alaídes, costumava pegar uma brasa, envolvê-la num pedaço de pano branco e colocá-la na porteira da mangueira, morávamos na fazenda. Quando ela fazia isto às 10 horas da manhã às 16 horas , já tinha parado de chover. A sua simpatia ia direto no alvo. Lembro das velas, que ela acendia no dia 1º de novembro, dia de todos os santos.

Pois bem, dito isto, vamos às minha experiências.

Sempre gostei de velas, ou de acendê-las. Perfumadas ou coloridas.

Participei de alguns lugares que orientavam a não acendê-las.

Em outro momento dos meus estudos, conheci um ambiente, que orientava a acendê-las, justamente, por que “no tempo de nossas avós”, elas o faziam e a vida fluia melhor com esta prática.

Voltei a respirar dentro da normalidade…
Voltei a me sentir dentro da casinha. Agora acendo as minhas velas diariamente, convido Nossa Senhora Aparecida, pra ser a guardiã desta vela. E coloco sempre um objetivo, diário ou a longo prazo, mas o renovando diariamente, e claro, parto pra ação em busca do resultado. Surpreendentemente, tenho os alcançado, sem erros, ou delongas.

Descubro a cada dia mais, que minha avó Alaídes estava certa. Falem o que quiser, preciso das minhas velas, dos meus ritos. Não se trata de ignorância, e sim, da sabedoria dos ancestrais. A tecnologia, ciência e outros saberes, não podem nos deixar lesados, usemos tudo que nos cabe, desde que não prejudique à ninguém.

Mas, o que pedir? Aquilo de que precisa. Quer prosperar, ter saúde, ter reconhecimento profissional, melhores resultados na carreira, nos estudos. Amor, enfim.
Tenho pedido pra atingir a meta, esta ou aquela. Mas, cabe dizer aqui, que não fico sentado esperando cair do céu, eu vou atrás, trabalho, estudo, me esforço pra realizar. É também meu ritual, partir pra ação, porque no meu entendimento, o mundo se move, quando eu me movo. Quero a energia a meu favor, mas tenho que propor o movimento, me movendo.
Experimente, sem duvidar, com respeito e mova esta energia a seu favor, pode!

Continue respirando…