Foi um grande amor

Imagem extraída da internet

Eu gosto de analisar as letras das músicas, e após isto, quase sempre escrevo uma crônica. Num dia destes, num programa de rádio, toquei uma destas canções sertanejas apaixonadas e antigas, que o povo classifica, conforme a sua educação e cultura ou até pré-conceito. A música se chama: Ex-mulher, de João Mineiro e Marciano.

A letra se refere à ex-mulher e eu na hora já pensei, por que ex-mulher, então, agora se tornou homem?

Se diz ex-mulher, por que não vivem mais juntos num relacionamento afetivo. Ainda na música diz que: “ex-mulher diminui o seu valor, o mínimo que eu digo foi um grande amor”.

Quando os casais se separam, acontece de um ficar falando mal do outro. E se isto ocorre, pode ser porque o relacionamento foi muito importante, ao ponto de gerar algum sentimento, que hoje, faça com que se diga algo que menospreze o parceiro, como forma de se sair melhor da situação ou da relação.

Na música, ele diz que: “é muito difícil esquecer uma pessoa à quem eu mandei versinhos num cartão”. “Ela plantou todas as flores do jardim, pensando bem eu lhe devo cada botão”.

Num relacionamento o casal constrói juntos muita coisa, desde bens materiais, sentimentos e até uma família. Por isto na música ele diz que deve tudo à ela. A bem da verdade construíram juntos, não só ela, por que pelo incentivo moral, e pela companhia que fizeram um ao outro e para que a vida fosse melhor, surgiram ou foram plantadas as flores.

O que eu quero mostrar através desta crônica, é que não se deve falar mal da pessoa com quem convivíamos, só por que não estamos mais com ela, mas sim, elogiá-la pelo tempo em que ficamos juntos e ainda pelo respeito que se deve ter pela pessoa e por qualquer pessoa.

Mas, então, qual a atitude que se deve ter, em relação a uma pessoa com quem se conviveu e não está mais casado? Diga que foi um grande amor, como sugere a música em questão. Não seria inteligente, falar mal de uma pessoa, com quem se viveu momentos importantes da vida. Se não foi um grande amor, por que então esteve com ela? Cuide com o que vai responder pra si mesmo, por que isto, pode evidenciar quem foi a pessoa pequena nesta relação. Não fale mal, simples assim.

Evidencie aquilo que foi bom e diga que as relações podem acabar por algum motivo. Que quando se cumpre a missão, cada um vai pro seu lado. Não precisa esculachar a pessoa, pra se sentir melhor ou dar uma explicação à sociedade. Diga que a vida é feita de ciclos e mais um se cumpriu. Ou diga que foi um grande amor. Ou ainda que a fila andou.

Quando falamos mal dos outros, estamos mostrando quem nós somos. E não como os outros são.

Pense nisto.

Continue respirando…